Minha conta
Acesse a área restrita

Encontre um distribuidor

BLOG

Início E Inovação E Degelo em refrigeradores domésticos e comerciais

Degelo em refrigeradores domésticos e comerciais

07/05/2021
Tempo de Leitura: 2 minutos

Refrigeradores modernos possuem controladores eletrônicos de temperatura que, de tempos em tempos, desligam o compressor e acionam uma resistência para realizar o degelo eletricamente. Em função das características do refrigerador, o derretimento de todas camadas de gelo no evaporador pode levar de 10 a 30 minutos. O degelo só irá terminar quando o sensor de temperatura instalado no evaporador atingir o ponto desejado ou o controlador indicar um tempo máximo de degelo (conhecido também como timeout), que pode não ser o ideal, pois haverá uma certa quantidade de gelo que poderá bloquear o sistema a médio prazo.

Caso uma resistência fique energizada por um tempo excessivo, poderá haver derretimento e a queima de componentes plásticos do refrigerador e em casos extremos até mesmo um incêndio. Por isso, é necessário adicionar um protetor térmico que desliga a resistência caso a temperatura ultrapasse um limite seguro. Este protetor térmico é instalado próximos aos tubos do evaporador ou próximo da resistência de degelo.

A Emicol, líder na fabricação de componentes para lavanderia, refrigeração e cocção é a única fabricante na América do Sul deste tipo de tecnologia, com possibilidade de produzir protetores bimetálicos selados de 3/4″ ou 1/2”. Estes protetores podem ser facilmente instalados em tubos de 5/16” ou 3/8”, garantindo total segurança ao refrigerador.

Dentre a vasta gama de termostatos bimetálicos da Emicol, damos destaque aos protetores T 17 e T 60.

Os protetores T 17 possuem corpo em cobre estanhado e disco bimetálico de 1/2”, fazendo com que o produto tenha alta sensibilidade e precisão. Já o T 60, montado em corpo de polímero de engenharia possui um custo benefício interessante para aplicações domesticas. Ambos os modelos de protetor possuem a certificação UL.

Ressaltamos que todos os termostatos de segurança Emicol podem ser configurados na temperatura de abertura e fechamento desejadas. A Emicol pode produzir uma solução adequada ao cliente, considerando temperatura, tipo de conectores e tamanho dos cabos.

leia também

Solução & Inovação

Solução & Inovação

Na Emicol incentivamos constantemente nossos Engenheiros para criar soluções que impactem significativamente a vida das pessoas. E através da Educação Continuada, criamos o Projeto Six Sigma, que em parceria com a Plana Consultoria,...

ler mais
Equipe de brigada

Equipe de brigada

O treinamento da equipe de brigada na empresa Emicol, que ocorreu no último final de semana, foi uma iniciativa crucial para reforçar a preparação e a resposta em casos de emergência. Durante esse período, os membros da equipe foram submetidos a...

ler mais