No início do processo de cocção de pães é injetado um vapor de água na área interna do forno. Os pães, no início da cocção, ainda possuem capacidade de permeabilidade e, desta forma, sua superfície irá absorver a umidade, o que resulta em pães com uma casca brilhante e “craquelada”. Normalmente, o tempo de liberação de vapor pode variar de 3 a 5 segundos.
Fornos combinados possuem um sistema de convecção com turbinas de ar para garantir a uniformidade do processo de cocção. Estes fornos são perfeitos para a cocção de uma infinidade de alimentos, como pães, grelhados com baixos níveis de gordura, entre outros.
Os fornos combinados também possuem a função vapor, que é a substituição direta de uma panela com água fervente, possibilitando a cocção e arroz e legumes, sem perder os nutrientes do alimento.
Quando as funções de convecção e vapor trabalham combinadas é possível a cocção de proteínas, como carnes e frangos, evitando que estes percam líquidos e se mantenham suculentos.
Mas como é realizada a abertura e fechamento da água para o vapor? Uma válvula Emicol!
A Emicol, líder na fabricação de soluções para Lavanderia, Refrigeração e Cocção desenvolve e fabrica, no Brasil, as eletroválvulas adequadas para todos os tipos de fornos. Suas principais características são:
- Membrana em silicone totalmente atóxica;
- Corpo em nylon que permite a instalação em temperaturas de até 60ºC;
- Filtro de entrada que não permite a passagem de resíduos sólidos;
- Reguladores de vazão que garantem uma pulverização constante e adequada;
- Alta performance em baixas pressões, a partir de 0,2 Bar;
- Estanqueidade de 100%, não gotejando após seu fechamento.