Com o objetivo de ajudar a preservar o meio ambiente e aumentar a conscientização sobre o importante papel que as tecnologias do setor de ar condicionado e refrigeração desempenham na vida moderna, a Emicol comemora hoje (26 de junho) o Dia Mundial da Refrigeração.
Junto com todo o segmento de HVAC-R (aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração), a Emicol Eletro Eletrônica comemora, pelo segundo ano seguido, essa data mundial, criada em 2018.
A refrigeração é o nome dado ao processo de remoção do calor de um meio, reduzindo sua temperatura e mantendo essa condição por meios mecânicos ou naturais. As aplicações da refrigeração são muitas tais como a conservação dos alimentos e a climatização ou condicionamento de ar.
Iniciando há 2000 anos, com neve ou gelo para conservar os alimentos, este mercado inicia sua grande evolução no Século XVII onde foi possível conhecer mais detalhadamente os efeitos do resfriamento na conservação dos alimentos, através do aperfeiçoamento do microscópio que permitiu a descoberta das bactérias, enzimas e fungos. Pela primeira vez compreendeu-se que esses organismos microscópios, presentes nos alimentos, multiplicavam-se rapidamente em temperaturas elevadas e, dessa forma, deterioravam os alimentos.
Os primeiros refrigeradores eram caixas de gelo, como por exemplo o “Refrigerador”, que foi patenteado em 1803, por Thomas Moore – de Maryland. Em 1804 Frederic Tudor, se consagra o Rei do Gelo, com uma moderna rede de distribuição de gelo, que na época dependia de áreas mais frias ou de invernos muito rigorosos, por isso se inicia o desenvolvimento de uma máquina de gelo artificial.
A primeira descrição detalhada de um equipamento para produção de gelo foi patenteada em 1834 por Jacob Perkins (1766 – 1849).
Mais de 50 anos depois foi construída a primeira máquina de gelo por James Harrison, entre 1856 e 1857. Em 1862, em uma exibição internacional em Londres, Daniel Siebe apresentou este equipamento ao público. Estabelecer quem inventou o refrigerador não é tão simples porque diversos pesquisadores contribuíram para o avanço da área. Muitas foram as patentes requeridas para o refrigerador.
Nos últimos anos, a área de refrigeração e climatização no Brasil experimentou um crescimento muito superior ao crescimento do PIB brasileiro. De acordo com a ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento isso se deve principalmente à popularização dos aparelhos splits e ao desenvolvimento da indústria de alimentos congelados.
O desperdício de alimentos por falta de refrigeração ainda é um desafio a ser superado. Uma pesquisa do IBGE mostrou que apenas 11% das casas usam sistemas de climatização, o que mostra que ainda é possível crescer muito, para atingir patamares internacionais.
A Emicol participa desse segmento industrial desenvolvendo Controladores, Placas, Termostatos, Interruptores e diversos componentes para o mercado de Refrigeração e está presente em mais de 25 países, exportando sua tecnologia há mais de 52 anos.