Um novo polímero de engenharia, o Polióxido de Metileno (POM), está sendo utilizado pela Emicol nas válvulas de entrada de água para lavadoras de roupas com o objetivo de melhorar a resistência mecânica do produto e proporcionar estabilidade dimensional.
O desenvolvimento das válvulas Emicol começou em 1989 na Emicol, quando, inicialmente, a bobina solenoide era fixada através de parafusos ao corpo da válvula. Atualmente, o produto ganhou uma versão compacta, que ao invés de ser parafusada é rosqueada, garantindo o máximo seu desempenho com dimensões reduzidas.
Acompanhando as tendências e necessidades dos maiores fabricantes mundiais, a composição da membrana dessas válvulas foi aperfeiçoada, garantindo o desempenho do produto mesmo em águas com contaminações químicas e com alta temperatura. Bem como os terminais do tipo RAST, onde a conexão do produto é feita com segurança e facilidade através do sistema de trava “click”, que suporta as vibrações promovidas pela aplicação.
A evolução nos desenvolvimentos e melhorias nas válvulas de entrada de água, desde 1989 na Emicol, são frutos de investimentos em profissionais qualificados e na utilização de softwares para testes e simulações, como o MoldFlow e Ansys CFD.